quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Pin' Up Bettie Page morre aos 85 anos

A atriz e ex-modelo, Bettie Page, de 85 anos, morreu na última sexta-feira ( 14/12/2008), em um hospital de Los Angeles, vítima de uma pneumonia, depois de ficar inconsciente durante nove dias  devido a um ataque cardíaco.
 
Nasceu no dia 22 de abril de 1923, em Los Angeles. Era a segunda de seis filhas do casal Walter Roy Page e a Edna Mae Pirtle. Em 1931 seu pai foi preso por alcoolismo e desordem e no ano seguinte os pais de Page se divorciam. Alguns anos depois, em 1938, Walter Page retorna ‘ sua casa e violenta sexualmente a Bettie que tinha apenas 15 anos.

Betty foi considerada uma mulher á frente de seu tempo. Ícone sexual nos anos 50, posou para a revista Playboy em 1955 e recebeu do dono da publicação o apelido de “a mulher do século”. As fotos tiradas pela modelo chocou o mundo pela ousadia.

A carreira artística de Bettie Page começa a despontar em São Francisco, onde arrumou seu primeiro trabalho como modelo. O responsável pelo primeiro portfólio de Page foi o policial e fotógrafo amador Jerry Tibbs, com quem foi casada. Mas Bettie tornou-se o ícone que foi graças aos fotógrafos Irving Klaw e Bunny Yeager, que a imortalizaram como Pin Up. Bettie então firmou contrato com Klaw no qual só receberia o pagamento pelas fotos com poses de bondage. As fotos de Bettie causavam um grande furor na sociedade conservadora da época, tanto que o presidente do senado americano, Carey Estes Kefauver, considerava que as fotos de Irving Klaw faziam apologia ao sadomasoquismo e solicitou que a própria Bettie Page fosse depor no senado.
Depois de todo sucesso, glamour e algumas confusões por conta de seu comportamento agressivo, Bettie pôs fim à sua carreira artística em 1957 e no ano seguinte resolveu dedicar-se à religião, fato que é retratado no filme "The Notorius Bettie Page".

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape