quinta-feira, 25 de junho de 2009

A história de "Blue Suede Shoes"

Por Fernando Archinto

blue suede shoes carl perkinsA canção Blue Suede Shoes foi gravada por Carl Perkins em 19 de dezembro de 1955, nos estúdios da Sun Records, e lançada na virada do ano seguinte, no dia 1 de janeiro de 1956.

Existem duas histórias que contam como a música fôra composta. Em uma delas, Carl Perkins teria dito que no início de dezembro de 1955 iria tocar em um baile de escola secundária em Jackson, no estado do Tenesse, e nesse baile teria visto um rapaz usando sapatos de camurça azul dançando com uma bela moça. O rapaz dissera-lhe para que não pisasse nos seus sapatos de camurça azul. Essa cena ficou tão marcada para Perkins, que na mesma madrugada a música em uma embalagem de batata frita.

A outra versão da história foi contada por Johnny Cash. Em numa noite de 1955, durante um show onde se apresentaram Perkins, Cash e Elvis, em Mississipi, Perkins ouviu uma história contada por Cash sobre um sargento negro que ele teve na Força Aérea chamado C.V. White. O Sargento White aparecia com frequência no quarto de Cash para lhe perguntar como é que ele (White) estava, na aparência,  e após ouvir a resposta de Cash dizia "Não me pisem é nos sapatos de camurça azul!" (E não importava nada se o Sargento White estava com as botas normais da Força Aérea calçadas). Perkins achou que a história de Cash era uma boa idea para uma canção. Enquanto Elvis se apresentava sobre o palco, Perkins escreveu Blue Suede Shoes.

BlueSuedeShoes_CarlPerkins Depois do lançamento, Blue Suede Shoes alcançou em março de 1956 a 4ª posição da Billboard, e o segundo lugar da parada cowntry atrás de Heartbreak Hotel de Elvis, e segundo lugar na lista de Rithm in Blues. Foi a primeira canção na história da música a entrar para todas as três tabelas. Blue Suede Shoes vendeu um milhão de exemplares.

Mas Carl Perkins não conseguiu aproveitar o enorme sucesso que sua música fez. Em meados de 56, Perkins se envolveu em um grave acidente automobilístico que o impossibitou de fazer shows durante algum tempo. Enquanto Perkins se recuperava do ferimentos, Elvis Presley gravou Blue Suede Shoes. O sucesso de Elvis impediu que Perkins alcançasse o grande estrelato a que estaria destinado.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape